quarta-feira, setembro 28, 2016

10 coisas que você provavelmente não sabia que podem ser letais

Doritos e café são mais perigosos que a maconha

ATÉ CHOCOLATE EM EXCESSO PODE SER UM PROBLEMA (FOTO: FLICKR/HANS VAN DER BERG


Das coisas perigosas da vida todos nós sabemos: cianeto e venenos em geral. Mas substâncias e combinações inusitadas também podem levar à morte. Conheça 10 delas:
1) 70 copos de café possuem cafeína o suficiente para matar uma pessoa de 70kg. Tal quantidade da substância pode causar palpitações no coração que, por sua vez, levam a uma parada cardíaca. 
2) 13 shots consecutivos de bebidas alcoólicas também podem ser letais. Como o álcool é um calmante, a parte do cérebro que controla funções básicas da vida, como respiração e batimentos cardíacos, pode desligar.
3) Se um indivíduo parar de beber água e começar a consumir muito sal, as células dele começarão a encolher, causando um transtorno no metabolismo chamado hipernatremia, que pode ser fatal. 
4) Mas um excesso de líquido também pode ser problemático. Em 2007, uma mulher morreu na Califórnia, nos Estados Unidos, ao beber seis litros de água de uma vez só. Acontece que essa quantidade de H20 em um curto período faz com que as células do cérebro inchem, causando dor de cabeça, ataques epilépticos, comas e, eventualmente, a morte.
5) Ficar quatro minutos com a respiração presa com a cabeça na água é o suficiente para causar danos no cérebro. Mais dois minutos pode levar a pessoa à morte. A exceção fica por conta de mergulhadores, que são treinados para ficarem mais tempo sem respirar debaixo da água.
6) A altura a partir de 8 mil metros acima do nível do mar é uma à qual o corpo não consegue mais se habituar. Ela é conhecida como a zona da morte. Ser alto demais também pode criar dificuldades para o corpo. Nos anos 30, um estadunidense chamado Robert Pershing Wadlow cresceu até os 2,7 metros de altura. Isso fez com que ele tivesse problemas no sistema circulatório e muita pressão em seus ossos. A dificuldade do corpo de Wadlow em se habituar ao tamanho dele fez com que morresse aos 22 anos.
7) Parece brincadeira, mas chocolate demais pode ser letal. Isso porque o doce possui uma substância chamada de teobromina que, em excesso, pode causar desidratação, problemas digestivos, ataques epilépticos e morte. Para um humano chegar a esse ponto, ele precisaria consumir 85 barras grandes de chocolate ao mesmo tempo.
8) Uma pessoa precisaria comer 22kg de maconha ou fumar 680kg da droga em 15 minutos para correr algum risco de morrer.
9) Escutar música alto demais, passando de 185 decibeis, causa pressão o suficiente para explodir seus pulmões.
10) Estudos mostram que o máximo que uma pessoa consegue ficar viva sem dormir são 11 dias.
Via AsapSCIENCE 

O céu cai todos os dias em uma das luas de Júpiter

A atmosfera de Io entra em colapso toda vez que anoitece por lá

(FOTO: NASA/JPL/UNIVERSIDADE DE ARIZONA) BOA NOITE, ALIENÍGENAS. IMAGEM DE IO FEITA PELA SONDA GALILEO EM 1999.

Nas HQs de Asterix, a tribo de bárbaros gauleses que resiste ao Império Romano faz um pedido frequente ao deus celta Toutatis: que o céu não caia sobre suas cabeças. A chance de isso acontecer é pequena o suficiente para que a divindade atenda ao pedido sem maiores dificuldades.
Mas só porque a história se passa no planeta Terra, claro. Astrônomos acabam de descobrir que em Io, um dos 67 satélites conhecidos de Júpiter, o céu realmente cai todos os dias. Mas não há nada de divino nisso: ele é uma simples consequência do dia e da noite.
A atmosfera do satélite é composta essencialmente por dióxido de enxofre expelido por incontáveis vulcões — inclusive esta lua é um dos corpos com maior atividade vulcânicado universo conhecido. O que por si só já tornaria uma visita uma péssima ideia. Para completar a tragédia, porém, todos os dias, quando a lua entra na sombra do gigante gasoso, ela esfria tanto que todo o SO2 passa na hora do estado gasoso ao sólido, e então... Neva. Durante a noite – que dura apenas duas horas –, a atmosfera inteira congela e cai.
Assim que amanhece, porém, a rápida elevação de temperatura faz tudo evaporar. E em um piscar de olhos o céu volta ao seu lugar. Até Toutatis ficaria assustado.
pesquisa foi publicada no Journal of Geophysical Research. O grupo de pesquisadores – que contava com membros americanos, franceses e espanhóis – usou o telescópio Gemini para registrar o fenômeno. A astronomiasuspeitava da ocorrência do fenômeno há algum tempo, mas só agora há tecnologia suficiente para realizar medições precisas o suficiente.
“Isso confirma que a atmosfera de Io está em um constante estado de colapso e reconstituição, e mostra que uma grande fração dela depende da sublimação de gelo de SO2”, afirmou John Spencer, um dos autores do estudo, em um anuncio à imprensa. “Nós sempre suspeitamos, mas só agora vimos o fenômeno acontecendo.”
Definitivamente um péssimo lugar para se morar. Na mitologia grega, “Io” é o nome de uma das amantes mortais de Zeus, que entre os romanos se tornaria Júpiter.

terça-feira, setembro 27, 2016

Stephen Hawking afirma que devemos ter cuidado ao contatar ETs

Em documentário, físico comparou o contato com civilizações avançadas ao encontro de Colombo com os índios




Depois de afirmar, em 2010, que os humanos deveriam ter cuidado ao tentar fazer contato com aliens, o físico Stephen Hawking reforçou mais uma vez sua preocupação. As palavras de aviso estão no documentário Stephen Hawking’s Favorite Places ("Os Lugares Favoritos de Stephen Hawking").
No filme de 30 minutos, Hawking viaja pelo universo em uma nave fictícia. Entre os lugares “visitados” por ele, está o Gliese 832c, um planeta parecido com a Terra, que fica relativamente perto, a 16 anos luz.
“Se existir vida inteligente lá, nós devemos ouví-la”, afirmou o físico. “Um dia receberemos um sinal de um planeta como este, mas devemos ter cuidado ao respondê-lo. Encontrar uma civilização avançada pode ser como o encontro entre Colombo e os índios. Nós sabemos que isso não acabou muito bem.”
Como já havia afirmado anteriormente, para Hawking, basta olhar a nós mesmos para ver como a vida inteligente pode evoluir para algo que não queremos encontrar. O pessimismo de Hawking não é novidade, veja aqui suas previsões sobre o futuro do planeta. 
Apesar dos avisos, o cientista está bastante interessado em encontrar vida fora da Terra. Ao lado do bilionário russo Yuri Milner e do presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, ele planeja enviar sondas ao espaço com o projeto Breakthrough Starshot — mais especificamente para o sistema de Alpha Centauri, onde descobriram o Proxima B, um exoplaneta com possibilidade de vida.

In: Revista Galileu