Ir ao teatro melhora o conhecimento literário, a tolerância e a empatia das pessoas, de acordo com um estudo da Universidade de Arkansas (EUA).
A pesquisa examinou o impacto de assistir produções teatrais de alta qualidade em alunos do da 7ª série até o final do ensino médio.Os cientistas descobriram que assistir ao vivo a encenação de grandes obras literárias leva a um maior conhecimento da trama, a um aumento do vocabulário, a uma maior tolerância e uma maior capacidade de ler as emoções dos outros.
O Estudo
670 alunos fizeram parte do estudo. Os estudantes foram organizados em grupos com base na similaridade em termos de nível de ensino, demografia e compreensão de disciplinas como drama e literatura inglesa.
Através de sorteio, foi determinado quais grupos receberiam ingressos gratuitos para o teatro, sendo que os que não receberam serviriam como grupo de controle. Alguns membros tanto do grupo de controle quanto do grupo do teatro leram obras nas quais as peças eram baseadas e/ou assistiram versões fílmicas dessas obras.
Os pesquisadores então administraram inquéritos a todos os alunos, em média, seis semanas após as apresentações. As peças assistidas foram “Hamlet”, de Shakespeare, e “A Christmas Carol”, de Dickens.
Os pesquisadores fizeram perguntas sobre o enredo e sobre o vocabulário usado nas obras, combinando-os em uma única escala de conhecimento de conteúdo. Em comparação com o grupo de controle, os estudantes que viram as produções ao vivo melhoraram seus conhecimentos sobre a história por uma grande margem. Por exemplo, 83% dos alunos que viram “Hamlet” identificaram Rosencrantz e Guildenstern como amigos de Hamlet, enquanto que apenas 45% do grupo de controle corretamente identificou os dois personagens. Mais de 94% do grupo do teatro sabia que Ophelia se afogava em Hamlet, em comparação com 62% do grupo de controle.
A equipe de pesquisa concluiu que ler e assistir filmes das obras não podiam explicar o aumento do conhecimento experimentado pelos estudantes que viram as performances ao vivo das peças.
Os alunos que assistiram a espetáculos também foram melhores na medida sobre tolerância, por uma margem moderada. Além disso, foram mais capazes de reconhecer e apreciar o que as outras pessoas pensavam e sentiam (isso foi medido através de uma versão de um teste inicialmente desenvolvido para a pesquisa sobre o autismo. Os alunos responderam um questionário que lhes pedia para identificar as emoções dos personagens). “Nem sempre é possível levar seus filhos a um teatro, mas se você pode, você deve levar. A história pode ser transmitida em um filme, mas não envolve o espectador da mesma forma [que o teatro]”, disse Jay Greene, principal autor do estudo.
A pesquisa examinou o impacto de assistir produções teatrais de alta qualidade em alunos do da 7ª série até o final do ensino médio.Os cientistas descobriram que assistir ao vivo a encenação de grandes obras literárias leva a um maior conhecimento da trama, a um aumento do vocabulário, a uma maior tolerância e uma maior capacidade de ler as emoções dos outros.
O Estudo
670 alunos fizeram parte do estudo. Os estudantes foram organizados em grupos com base na similaridade em termos de nível de ensino, demografia e compreensão de disciplinas como drama e literatura inglesa.
Através de sorteio, foi determinado quais grupos receberiam ingressos gratuitos para o teatro, sendo que os que não receberam serviriam como grupo de controle. Alguns membros tanto do grupo de controle quanto do grupo do teatro leram obras nas quais as peças eram baseadas e/ou assistiram versões fílmicas dessas obras.
Os pesquisadores então administraram inquéritos a todos os alunos, em média, seis semanas após as apresentações. As peças assistidas foram “Hamlet”, de Shakespeare, e “A Christmas Carol”, de Dickens.
Os pesquisadores fizeram perguntas sobre o enredo e sobre o vocabulário usado nas obras, combinando-os em uma única escala de conhecimento de conteúdo. Em comparação com o grupo de controle, os estudantes que viram as produções ao vivo melhoraram seus conhecimentos sobre a história por uma grande margem. Por exemplo, 83% dos alunos que viram “Hamlet” identificaram Rosencrantz e Guildenstern como amigos de Hamlet, enquanto que apenas 45% do grupo de controle corretamente identificou os dois personagens. Mais de 94% do grupo do teatro sabia que Ophelia se afogava em Hamlet, em comparação com 62% do grupo de controle.
A equipe de pesquisa concluiu que ler e assistir filmes das obras não podiam explicar o aumento do conhecimento experimentado pelos estudantes que viram as performances ao vivo das peças.
Os alunos que assistiram a espetáculos também foram melhores na medida sobre tolerância, por uma margem moderada. Além disso, foram mais capazes de reconhecer e apreciar o que as outras pessoas pensavam e sentiam (isso foi medido através de uma versão de um teste inicialmente desenvolvido para a pesquisa sobre o autismo. Os alunos responderam um questionário que lhes pedia para identificar as emoções dos personagens). “Nem sempre é possível levar seus filhos a um teatro, mas se você pode, você deve levar. A história pode ser transmitida em um filme, mas não envolve o espectador da mesma forma [que o teatro]”, disse Jay Greene, principal autor do estudo.
In: ScienceDaily
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