Já pensou de onde vieram originalmente os elementos que compõem o corpo humano? Hidrogénio, oxigénio, carbono, fósforo, azoto, cálcio, ferro e tantos outros – todos vieram de diferentes fontes.
Esta versão da tabela periódica dos elementos foi a imagem do dia da NASA e representa o que pensamos ser a origem nuclear dos elementos – não todos, já que os locais de criação nuclear de alguns elementos, como o cobre, ainda não são muito bem conhecidos.
O hidrogénio presente no seu corpo e em cada molécula de água veio do Big Bang. Não existem outras fontes de hidrogénio no universo – pelo menos que sejam capazes de produzir quantidades substanciais do elemento.
O carbono, importantíssimo para a existência da vida, é resultado de uma reação de fusão nuclear no interior de uma estrela, assim como o oxigénio.
Legenda: B = Big Bang; L = Grandes Estrelas; $ = Supernovas; C = Raios Cósmicos; S = Pequenas Estrelas; M = Feito Pelo Homem |
O mesmo se passa com elementos como fósforo e cobre, presentes no nosso corpo apenas em pequenas quantidades, mas essenciais para o funcionamento de toda a vida conhecida.
Grande parte do ferro do seu corpo teve uma origem muito mais violenta, tendo sido formado durante a explosão de supernovas, há muito tempo.
Já o ouro das suas jóias foi também – provavelmente – criado a partir de colisões de estrelas de neutrões que deverão ter sido visíveis como curtas explosões de raios gama.
Em suma, os elementos de que somos feitos são resultado de eventos acontecidos há milhares de milhões de anos.
“O azoto do nosso ADN, o cálcio dos nossos dentes, o ferro do nosso sangue e o carbono das tartes de maçã foram gerados no interior de estrelas em colapso”, explicava na década de 80 o famoso cientista Carl Sagan, que nos deixou uma das explicações mais belas sobre o nosso lugar no Cosmos.
“Somos feitos de pó de estrelas“, disse o astrofísico.
In: HP
Sem comentários:
Enviar um comentário