sábado, abril 20, 2013

Feras adoraveis: O incrivel Leopardo-Das-Neves

O leopardo-das-neves é um mamífero carnívoro originário das montanhas da Ásia Central. Habita nas encostas remotas de até seis mil metros de altitude e pode ser encontrado na Rússia, Mongólia, China e Tibete. 
É reconhecido pela pelagem macia e densa, cauda larga e comprimento excepcional. Na idade adulta, chega a pesar entre 35 e 55 quilos.
Os leopardos são muito procurados pela sua pele exótica. Embora não se conheça a quantidade exata de indivíduos em estado selvagem, calcula-se que restem cerca de cinco mil exemplares. Assim como os leões, que podem desaparecer dentro de alguns anos, os leopardos-das-neves correm o risco de se tornar apenas uma recordação.
Avistar um leopardo em estado selvagem é extremamente raro, já que sua pele constitui uma excelente camuflagem. Apesar da dificuldade, é possível encontrá-los em áreas próximas a ocupações humanas. Geralmente, o leopardo-das-neves viaja centenas de quilometros sozinho, mas para se comunicar com outros da sua espécie, esses felinos deixam marcas pode onde passam, que os outros leopardos conseguem identificar.
Para os moradores das regiões onde vivem, os leopardos-das-neves são os “fantasmas das montanhas”, já que é muito difícil encontrar um deles. Às vezes, atacam cabeças de gado e são mortos por fazendeiros, o que contribui ainda mais para a redução de sua população.
Para a cultura popular, a espécie é tão curiosa e peculiar que a empresa de software e hardware Apple batizou uma das versões do seu sistema operacional de Snow Leopard. 
A espécie também aparece em um popular desenho animado, Kung Fu Panda, como o personagem Tai Lung.
Por se tratar de uma espécie tão ameaçada, existem grupos e associações que se dedicam à conservação, pesquisa e proteção de seu habitat.
Um exemplo é o Snow Leopard Trust, que incentiva a adoção simbólica de um filhote ou leopardo adulto por meio de doações em dinheiro.
Um dado curioso: o leopardo-das-neves é a única espécie de felino que não ruge, embora possua todas as características físicas para fazê-lo.

In: animalplanet.db

2 comentários:

  1. Olá, estarei divulgando o seu blog no meu. Colocarei o link na página de parceria! Parabéns pelo seu excelente blog. Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá Adelino!
    Fico muito grata em saber que gostou do meu blog. Estamos em parceria, Agradeço o seu apoio :) bem haja!

    ResponderEliminar