domingo, abril 07, 2013

José Magalhães Fotógrafo e Poeta

José Magalhães nasceu em Julho de 1952 na cidade do Porto. Escreve e fotografa desde a adolescencia. Divide-se pela escrita de crítica social e política, de contos, pela poesia e pela fotografia.



Na fotografia, fez diversas exposições, colectivas e individuais, no Porto, em Vila Nova de Gaia, em Coimbra, no Mogadouro, na Maia e em Matosinhos, e editou três livros de fotografia em conjunto com outros fotógrafos ("(In)Finito", Fevereiro 2012, "Árvores", Março 2012, "Retalhos do Planalto", Julho 2012).
A visão que tem da fotografia é moldada pela visão poética que tem da vida.
Na escrita de critica social, foi cronista do Jornal "O Primeiro de Janeiro" desde princípios de 2007 até finais de 2011. É colaborador permanente do Blogue "Aventar.eu"

É autor de quatro blogues:


http://www.atributos-1. blogspot.pt (Geral + crítica social e política)
http://www.atributos-2.blogspot.pt (Fotografia)
http://www.atributos-3. blogspot.pt (Contos)
http://www.atributos-poesia. blogspot.pt (Poesia)

Escreve contos que virão em breve (2013) a ser publicados.

É co-autor da "Antologia de Poesia Contemporânea - Entre o Sono e o Sonho - Volume III - da Chiado Editora", Novembro de 2011, e publicou o livro de poesia "Uma, Duas Vezes e Três", Outubro de 2012.


O gosto pela fotografia e pela poesia são indissociaveis à sua vida; na fotografia através de vários ângulos procura conseguir um retrato com alguma sonoridade por forma a conseguir o objectivo desejado.
Algumas fotografias inspiraram-no a escrever poemas e gostaria que as pessoas vissem as suas fotografias como poemas.
José Magalhães considera-se um fotógrafo numa tentantiva constante de mostrar num instantâneo a tensão dinâmica do tempo.

Quando fotografa pessoas, escolhe pessoas que lhe digam algo, "uma cara queimada pela vida" menciona o autor, ou uma posição fisica que lhe diga algo, ou pessoas simplesmente fotogénicas que não deixa de fotografar.
Por uma questão técnica aprecia fotografar os momentos a preto e branco porque "a fotografia também se lê" e a preto e branco as diversas matizes são visualizadas pelos apreciadores da fotografia de  formas distintas.

 
Como poeta José Magalhães lançou um livro de poesia contemporânea intitulado: Uma, duas e três.
Uma colectânea de poemas escritos durante vários anos, o título, que é também o de um poema, que significa que “à terceira vai de vez”, pois foram três as vezes que o autor decidiu publicar sem que o tivesse feito das vezes anteriores.
Só por curiosidade, a fotografia é precisamente da sua autoria.
Já se encontra a meio do segundo livro que pretende lançar este ano de 2013.

De entre os géneros literários a arte como escritor de contos surgiu das vivências passadas, de histórias que desapareceram ou de puras fantasias que o autor resolveu dar a conhecer ao público em geral.
O que espera apresentar a alguma editora e quem sabe publicá-los.
José Magalhães tem uma grande fluência na escrita e desenvolve a sua imaginação que deixa ao critério do leitor.
Para saber mais sobre José Magalhães pode ouvir a entrevista que a Radio LusitaniaCB levou a efeito no programa máquina do tempo com Carmen Dolores e Carlos Carvalho.
Disponível em: www.radio.lusitaniacb.com

O Brown-Visions deseja os maiores sucessos a José Magalhães e cá esperamos por novidades.

2 comentários: