domingo, dezembro 08, 2013

NASA divulgou imagens inéditas do inexplicável furação de Saturno em formato de hexágono


O famoso hexágono é um mistério que intriga os cientistas há anos. Sabe-se que em Saturno existe um “remoinho” com seis lados na parte superior do pólo norte.
Além disso, outra bizarrice faz com que os astrônomos cocem as cabeças sem entender como é possível: Um sistema com nuvens extremamente simétricas com 6 km de diâmetro.
Dentro deste hexágono, existe um furação que circula em velocidades que podem ultrapassar em até 50 vezes aquelas que encontrados aqui na Terra.
O hexágono tem pequenos vórtices que giram em sentido horário, mas o furação central gira em sentido anti-horário.
As novas imagens foram feitas graças à compilação de 128 fotografias inéditas que foram capturadas em dezembro de 2012 pela sonda Cassini. A NASA divulgou nota informando que este é o primeiro filme que mostra o hexágono de Saturno com tantos detalhes.
É considerado um dos maiores “segredos” do Sistema Solar porque os maiores físicos e astrônomos do mundo não conseguem entender e explicar como esse incrível sistema de vórtices se formou há pelo menos 30 anos; tão pouco por que ainda continua ativo.
O seu formato hexagonal é outro ponto que atrai não só pela incrível beleza, mas pela sua complexidade inexplicável: “O hexágono é apenas uma corrente de ar”, disse Andrew Ingersoll, cientista que faz parte da equipe da sonda Cassini. Ele ainda comentou que o sistema de “furacão” do hexágono é o mesmo que ocorre aqui na Terra. A diferença está que no nosso planeta a duração é de no máximo uma semana, mas em Saturno já atingiu décadas.
Uma das explicações é que na Terra existem muitos atritos que “param” o furação, como por exemplo, casas, edifícios, árvores, montanhas... O que não ocorreem Saturno.
As imagens da Cassini com essa perfeição só foi possível porque os raios solares começaram a atingir o interior do hexágono, o que permitiu observações mais precisas. O maior vórtice localizado no seu interior tem um comprimento de 3.500 km.
O hexágono em si tem 30.000 quilômetros de diâmetro.

Sem comentários:

Enviar um comentário