quarta-feira, outubro 08, 2014

Comovente história de uma menina austista (5 anos) e o seu gatinho (34 fotos)

O autismo é um distúrbio neurológico ainda muito mal entendido pela medicina que pode prejudicar a capacidade do indivíduo de se envolver em diversas interações sociais. Mas a pequena Íris Grace, de 5 anos de idade, do Reino Unido, é um excelente exemplo dos presentes inesperados que o autismo também pode conceder: seu foco excepcional e atenção aos detalhes ajudou a menina a criar pinturas incrivelmente belas que muitos de seus fãs (e compradores) comparam às obras de Monet.


Acontece que Íris tem uma auxiliar por trás das cenas que também é digna de louvor, seu nome é Thula, a sua gata terapêutica da raça Maine Coon, que tem quase 1 ano de idade. Esta raça é conhecida como o gigante inteligente e gentil do mundo dos gatos, é equivalente ao São Bernardo dos cães e, embora ainda seja pequenina e jovem, Thula não decepciona. O seu jeitinho gentil e compassivo é especialmente importante para Íris, que cresce com autismo.

Os pais de Íris tinham quase desistido da busca de um companheiro animal terapêutico para a filha, mas no momento que a gata chegou à vida de Íris, as duas logo pareciam melhores e velhas amigas, não se separando desde então.

- "Thula diminuiu drasticamente a ansiedade diária na vida de Íris e também a mantém calma", diz a mãe de Íris, Arabella Carter-Johnson. - "Mas também tem o efeito de encorajá-la a ser mais social. Agora ela se arrisca mais a falar com Thula, dizendo pequenas frases como 'senta gatinho'".

As duas brincam juntas, acariciam-se e trocam constantes mostras de afeto. Algo completamente incomum em crianças com autismo. A mãe sabia da importância e os grandes benefícios de um animal de companhia, mas foi duro achar a amiga perfeita. Tentaram com cães, outros gatos e inclusive cavalos, mas Íris ficava bastante nervosa quando estavam juntos.


Com Thula tudo foi fácil desde o princípio. Entendem-se perfeitamente e é um verdadeiro prazer ver como interagem até níveis que jamais poderiam ter imaginado.

Enquanto a maioria das crianças já começa a falar algumas palavras entre os 11 e 15 meses de idade, Íris está aprendendo a falar lentamente, e junto com uma terapia da fala, seus pais gradualmente introduziram a pintura na vida da pequena, quando descobriram seu talento incrível.
 

Ela é realmente muito talentosa e tem uma capacidade de concentração incrível pintando cerca de 2 horas ao dia ou quando quer se dedicar à arte. Seu autismo criou um estilo de pintura que dificilmente veremos em uma criança de sua idade, já que ela parece ter uma compreensão de cores e como elas interagem umas com as outras. Ademais suas obras sempre tem uma mãozinha, ou melhor, patinha da melhor amiga Thula.



















































































In: Mdig

Sem comentários:

Enviar um comentário