sexta-feira, outubro 17, 2014

Homens preferem ter “casos” com mulheres de traços mais femininos


Uma análise curiosa, feita por uma dupla de pesquisadores da Escócia, mostrou que homens comprometidos que procuram um “caso” têm preferência por mulheres com traços mais femininos. O objetivo inicial do estudo era investigar se havia uma preferência por certas feições conforme o tipo de relacionamento (breve ou duradouro) procurado.

Entre os 393 participantes (todos homens heterossexuais), 207 relataram que estavam em um relacionamento. No estudo, cada um analisou 10 pares de fotos de mulheres, em que uma foto havia sido modificada para deixar a pessoa com traços mais masculinos e a outra, com traços mais femininos. Os autores pediram que os participantes dissessem qual “versão” de cada par eles achavam mais atraente para um relacionamento curto e para um relacionamento longo. Resultado: na busca por um relacionamento curto (um “caso”, para os participantes comprometidos), as mulheres com traços mais femininos foram as preferidas.

“É interessante notar que esses resultados são comparáveis aos de pesquisas anteriores que indicam a preferência de mulheres por homens com traços mais masculinos na busca por relacionamentos breves”, destaca o pesquisador Anthony Little, da Universidade de Stirling (Escócia). Ele aponta que existe mais de uma possível explicação. “Talvez alguns homens estejam mais inclinados a ter um relacionamento duradouro enquanto tentam ter um caso com outra mulher, mais feminina. Ou, talvez, uma vez que o relacionamento esteja ‘seguro’, o risco de ser descoberto torne o homem mais seletivo [em relação a atratividade]“.

Em outra parte do mesmo estudo, a dupla concluiu que homens que se consideram atraentes tendem a preferir mulheres com traços mais femininos, um fenômeno que, de acordo com Little, ocorre de modo similar em mulheres


In: ScienceDaily












Sem comentários:

Enviar um comentário