quinta-feira, dezembro 11, 2014

O fim do mundo de acordo com algumas religiões

















O fim do mundo é um assunto que atrai imensas pessoas e o facto é que nesta história vamos encontrar algumas versões que serviram de inspiração para as produtoras cinematográficas.

Existem religiões que não acreditam que o fim do mundo se concretize, porém outras consideram nos seus ensinamentos os conceitos de como serão os eventos aquando se aproxime o fim.

Nas religiões que acreditam no fim (além de crenças antigas), obviamente, apresenta-se que os eventos virão de um jeito nada agradável. Geralmente, citam que o mundo vai ser aniquilado em forma de guerra, dor, morte, doenças e destruição total, causadas pelo apocalipse.

Alguns preveem os eventos de destruição como antecessores de um recomeço do mundo, uma nova chance para os mortais. O site iO9 selecionou algumas religiões que mostram os seus fundamentos.

1 – Frashokereti
 
Pouca gente conhece, mas existe uma religião chamada Zoroatrismo, também conhecida como masdeísmo, que é monoteísta. Foi fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro. De acordo com historiadores, alguns de seus fundamentos influenciaram o judaísmo, o cristianismo e até o islamismo.

Dona da descrição do mais antigo apocalipse da História, o fim dos dias apresentado por Zoroastro (que foi nomeado como Frashokereti) diz que o mundo vai passar vários milênios ficando cada vez pior. Até aí, pode até ter algumas coincidências com os dias atuais.

A doutrina diz ainda que o sol ficaria “manchado”, plantações se recusariam a crescer, só homens maus acumulariam riquezas e tudo seria seguido por uma imensa nuvem escura que cobriria o mundo, fazendo chover criaturas maléficas.

Como se isso já não fosse o suficiente, o Zoroastrismo propôs ainda que um cometa chamado Gochihr vai colidir com o planeta e, basicamente, vai criar um rio gigante de lava que todo mundo terá de percorrer. No entanto, os crentes na religião não vão sentir nada, mas as pessoas más e pecadoras vão derreter em agonia. Porém, quem sobreviver passará a ser imortal e todo o planeta falará a mesma língua e viverá em harmonia.

2 – Kali Yuga
De acordo com as escrituras hindus, o Kali Yuga é o período final de um ciclo de quatro etapas que o mundo atravessa, e estamos vivendo nessa fase agora. Segundo as escrituras, como o Mahabharata e o Bhagavata Purana, o Kali Yuga consiste numa era de crescente degradação humana, cultural, moral, social, ambiental e espiritual.

Essa fase é simbolicamente referida como Idade das Trevas, pois marca um grande afastamento das pessoas em relação a Deus.

Entre as profecias descritas no Purana de Vishnu (o deus responsável pelo Universo), cita-se que a riqueza será considerada a única medida de força, governantes matarão mulheres e crianças e bárbaros serão encarregados de espalhar pragas, fome, doenças, mentiras, falsas religiões e grandes secas (Não está muito longe da nossa realidade pois não?).

E no final todo mundo morre. (Oh seca!!!) Mas, quando isso acontecer, o ciclo pode começar de novo com o período chamado Satya Yuga, a Era de Ouro, quando a Terra será habitada apenas pelos justos e as pessoas viverão por 10 mil anos. (ok... mas não disseram que "no final todo o mundo morre? então em que ficamos?)

3 – Os Sete Sóis

De acordo com o cristianismo o mundo vai chegar a um fim através de uma série de eventos cataclísmicos seguida pela ressurreição das almas dos mortos e dia do julgamento. Segundo a tradição védica, Aditi é mãe de oito filhos Adityas ou divindades solares (sóis) e isto vem a propósito de Teravada que é a mais antiga escola budista, fundada na Índia e por muitos séculos foi a religião predominante na maioria dos países continentais do sudeste asiático. Nesta escola, Buda deu ao seu povo o Sermão dos Sete Sóis que consiste no seguinte:
- A terra vai sofrer de uma seca severa devido à ausência de chuvas. Todas as formas de vegetação e vida vão desaparecer do planeta;
- Um segundo sol aparecerá no horizonte, resultando na evaporação de muitos riachos e lagoas;
- Um terceiro sol aparecerá provocando o desaparecimento dos maiores rios como o de Ganges (também conhecido como o Rio Benares é um dos principais rios do subcontinente Indiano, e um dos vinte maiores do mundo em fluxo de água).
- Após um longo lapso de tempo vai aparecer no céu um quarto sol e provocará a evaporação de grandes lagos.
- Após mais um tempo um quinto sol surgirá aniquilando os oceanos lentamente.
- O sexto sol comparecerá depois de um largo período causando temperaturas intensas na núcleo e crosta terrestre. Em detrimento desta situação surgirão explosões vulcânicas, terra queimada e o céu desaparecerá por entre as fumaças.
- Após mais um intervalo de tempo surgirá um sétimo sol. A terra vai se tornar numa bola de fogo, as suas chamas espalhar-se-ão, explodirá e desaparecerá do universo.
 
A maneira pela qual o Buda previu o fim do mundo é comparada à moderna teoria científica sobre a destruição de planetas e todo o sistema solar. O Buda também menciona claramente que todas as formas de vida desaparecerão antes do aparecimento do segundo sol. Depois disso, a Terra será um planeta morto pronto para a sua eventual destruição. Os sete sóis mencionados no discurso, provavelmente, são vários planetas do sistema solar que se tornam quentes e brilham como estrelas, devido a algumas mudanças na atividade do sol ou de sua força gravitacional. 
A evaporação do planeta Terra como é descrito, lembra o efeito de estufa e os eventos que poderiam ter acontecido em planetas como Marte. O Buda emitiu este sermão para lembrar aos seus discípulos da natureza impermanente do mundo e de nossa existência, que está sujeito à decadência e renovação e da qual até mesmo um deus como Brahma não é livre, a menos que ele pratique o Brahmma.

4 – Ragnarok
 
A mitologia nórdica é bastante rica, inspirando até hoje filmes sobre os deuses Thor, Odin e Loki. O fim dos tempos descrito por ela é chamado de Ragnarok, “O Crepúsculo dos Deuses”, que é uma série de eventos apocalípticos que definirão o fim do mundo. Nele, os gigantes do gelo e fogo se unem para lutar contra os deuses em uma batalha final que acabará por destruir o planeta, que ficará todo submerso em água.

Segundo a lenda, depois de tudo isso, o mundo vai ressurgir, sendo que os deuses sobreviventes retornam e se reúnem. O mundo será repovoado por dois sobreviventes humanos. O Ragnarok começa com um inverno de três longos anos que leva a uma batalha final sobre o campo de Vígríðr.

De acordo com a história, Odin, que já havia tentado impedir o Ragnarok de ocorrer, levou os deuses. Eles foram auxiliados pelos mortos heróicos que tinham falecido em batalhas gloriosas e tinham sido levados para morar em Valhalla para aguardar a luta final. Já os gigantes de gelo foram conduzidos pelo deus do fogo Loki e auxiliados por mortos indignos e outros monstros.

Odin é morto pelo lobo gigante Fenrir, mas é vingado por seu filho. Thor mata a grande serpente Jormungandr, mas morre logo em seguida, e o demônio Surtur destrói todos os nove reinos em chamas e praticamente todo mundo morre em todos os lugares.

Dois seres humanos, Lif e Lifthrasir, se escondem em uma árvore sagrada chamada Yggdrasil durante a batalha e não retornam até o final. Quando saem, eles repovoaram a Terra. Outros sobreviventes de Ragnarok incluem alguns dos deuses, como Honir (irmão de Odin), Vidar e Vali (filhos de Odin) e Modi e Magni (filhos de Thor). Um dos filhos de Odin, Balder, foi revivido dos mortos após a batalha.
 
 5 – A estrela azul Kachina 
 
Na mitologia Hopi, a Kachina ou Saquasohuh é um espírito que vai mostrar a vinda do início do novo mundo, aparecendo sob a forma de uma estrela azul. A estrela azul é descrita como o nono e último sinal antes do "Dia da Purificação", descrito como uma catástrofe mundial em que tudo será destruído, mas que vai levar à purificação do planeta Terra.

Esse sinal é apresentado como: "Você vai ouvir falar de uma morada no céu, acima da terra, que cairá com um grande estrondo. Ela aparecerá como uma estrela azul. Logo depois, as cerimônias do meu povo cessarão". A guerra do fim do mundo também é descrita como "um conflito espiritual com assuntos materiais”. 


In: Yahoo; Wikipedia; Rob Bricken/iO9; Ancient Mythology; Ancient Origins

Sem comentários:

Enviar um comentário