sexta-feira, abril 24, 2015

25 Curiosidades Relativamente a Plutão: O Planeta Removido

Durante a maior parte das nossas vidas, considerámos Plutão um planeta, bem como qualquer outro planeta do nosso sistema solar. No entanto, tudo isso mudou quando, em 2006, a União Astronómica Internacional (IAU) reclassificou Plutão como um "planeta anão". Uma decisão controversa que foi em grande parte baseada na descoberta de numerosos objetos semelhantes a Plutão com órbitas excêntricas.

Escusado será dizer que, hoje, Plutão deixou de ser classificado como um planeta (o que pode mudar devido a alguns acontecimentos recentes com a IAU), mas isso não o torna menos interessante...
 
 
25- Plutão foi nomeado por uma menina de 11 anos de idade, Venetia Burney, de Oxford, Inglaterra.

24- A superfície de Plutão é um dos lugares mais frios do sistema solar em cerca de menos 375 graus F (menos 225 graus C).
 

23- Plutão é o único planeta anão que alguma vez foi considerado um planeta principal.
 
22- A Missão New Horizons da NASA será a primeira sonda para estudar Plutão. Foi lançada em Janeiro de 2006 e estará perto de Plutão em Julho de 2015.

21- Numa reviravolta muito controversa, Plutão foi rebaixado à condição de um planeta anão em 2006.

20- Quando Plutão foi descoberto, inicialmente, acreditava-se que era maior que a Terra.

19- Agora os astrónomos sabem que tem cerca de 1455 milhas (2352 km) de diâmetro. Menos de 20 por cento do tamanho da Terra.

18- Plutão leva 248 anos terrestres para completar uma órbita. Para colocar isso em perspectiva, Plutão ainda tem 160 anos pela frente, para fazer uma órbita completa em torno do sol desde que foi descoberto.

17- Devido à órbita estranha de Plutão, por alguns anos, de uma só vez, a órbita de Plutão sobrepõe-se com a de Netuno. Isso traz Plutão para mais perto da Terra do que Netuno, o oitavo planeta mais perto do Sol.
16- Os cientistas especulam que a superfície de Plutão possa ter vulcões de líquido frio ou gêiseres.

15- Plutão tem cinco luas conhecidas: Caronte, Nix, Hydra e dois pequenos satélites recém-descobertos. Enquanto Nix, Hydra e as duas novas descobertas são relativamente pequenas, Caronte é de cerca de metade do tamanho de Plutão.
 

14- Por causa do tamanho de Caronte, alguns astrónomos consideram Plutão e Caronte como um planeta anão duplo.
 
13- Plutão é o menor planeta anão no sistema solar, menor do que a Lua da Terra e de metade da largura da lua de Júpiter, Ganimedes.

12- Um dia em Plutão é equivalente a 6 dias e 9 horas na Terra, o que significa que ele tem a segunda rotação mais lenta do Sistema Solar (depois de Vénus, que demora 243 dias para girar sobre o seu eixo).

11- De acordo com alguns astrónomos, Plutão costumava ser uma das luas de Netuno, mas de alguma forma conseguiu sair da sua órbita.
 

 10- Plutão foi localizado pela primeira vez por Clyde Tombaugh, em 1930.


9- Uma das razões pelas quais Plutão foi desclassificado como um planeta foi porque há asteróides do sistema solar maiores que Plutão.

 
8- Desde que foi desclassificado como um planeta, o nome técnico de Plutão é 134340.

7- O sol seria parecido com uma estrela brilhante de Plutão, uma vez que estão muito longe um do outro.

6- Caronte e Plutão estão gravitacionalmente travados e apresentam a mesma face para o outro à medida que orbitam um centro de massa comum localizada nalgum lugar entre eles. 

5- Plutão e Caronte orbitam um ponto comum no espaço. No caso da Terra e da Lua, na verdade, têm a órbita de um ponto comum, mas um ponto existe no interior da Terra. No caso de Plutão e Charon, no entanto, é um lugar comum num ponto acima da superfície de Plutão.
 
4- Quando foi descoberto pela primeira vez, foi-lhe apenas dado o nome genérico de Planeta X.

3- Se fosse possível trazer Plutão para mais próximo do Sol, ele teria uma cauda e tornar-se-ia um cometa.

2- A gravidade superficial em Plutão é de cerca de 1/12 a gravidade da superfície da Terra. Para colocar isso em perspectiva, se pesar 100 libras na Terra, pesaria £ 8 em Plutão.

1- Devido ao rebaixamento de Plutão como um planeta, há uma nova categoria de pequenos planetas conhecidos como Plutóides.

 In:RI
 

Sem comentários:

Enviar um comentário