domingo, julho 12, 2015

O melhor retrato de Plutão - a 800 mil quilómetros de distância



Faltam um dia e algumas horas para a aproximação máxima a Plutão, na terça-feira.

A apenas 800 mil quilómetro de distância de Plutão, depois de uma viagem de nove anos, a New Horizons tirou ontem o melhor retrato do planeta-anão. A distância pode parecer grande, mas a nave está agora a quase cinco mil milhões de quilómetros da Terra, lembra a agência espacial norte-americana.

Faltam um dia e algumas horas para a aproximação máxima a Plutão, na terça-feira, o culminar a longa viagem qeu nos leva ao planeta mais distante do sistema solar, que ainda era o nono quando a nave foi lançada, tendo sido depois "despromovido" a planeta-anão.

A imagem mostra quatros pontos negros, que continuam por explicar, em maior pormenor."É estranho que estejam espaçados de forma tão regular", diz Curt Niebur, do programa New Horizons da NASA. Jeff Moore, também da NASA, está igualmente intrigado. "Não conseguimos dizer se são planaltos ou planícies, ou se são variações de brilho num superfície completamente lisa."

A NASA estima que as áreas mais escuras tenham 480 km. Os geólogos e geofísicos da missão esperam que as imagens que a nave já recolheu e vai recolher ajudem a explicar este mistério mas também a encontrar crateras de impacto e outras características do planeta.

In: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário