terça-feira, novembro 03, 2015

Estudo cientifico comprova: "A consciência sobrevive mesmo após a morte do corpo"

A maior questão de todos os tempos pode muito bem ser, 
"O que acontece quando morremos?" 
Enquanto muitos individuos, religiões e tradições espirituais têm dado as suas próprias conclusões sobre a natureza da morte, é preciso uma grande dose de fé para ter a certeza sobre a vida após a morte. Para a mente científica, a questão em si parece um pouco mais como: 
"O que acontece com a consicência humana após a morte clínica?"


Uma equipa de pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, realizou recentemente um dos maiores estudos sobre o que acontece com a consciência após a morte.
A conclusão: Nós ainda não sabemos o que acontece, mas a consciência parece permanecer por algum tempo, após a morte física sugerindo que a consciência e o corpo são actores que de certa forma estão fusionados e que podem seguir caminhos separados depois do que nos referimos como morte.

Os cientistas da Universidade de Southampton, passaram quatro anos a examinar mais de 2.000 pessoas que sofreram paragens cardíacas em 15 hospitais no Reino Unido e Àustria.

Descobriram que quase 40% das pessoas que sobreviveram, descreveram algum tipo de "consciência" durante o tempo em que se encontravam clinicamente mortos antes que os seus corações voltassem a bater.

Estamos acostumados a pensar neste problema em termos de "Experiência quase-morte", que têm muito pouco apelo cientifico como pela própria natureza dessas experiências que são totalmente subjectivas e impossíveis de quantificar. A tentativa de um olhar mais objectivo sobre o que acontece com a mente / aparelho consciente do nosso ser, foi estudada pela equipa multi-disciplinar liderada pelo Dr. Sam Parnia, que numa entrevista relacionada com o estudo proferiu:
"A evidência sugere que nos primeiros minutos após a morte, a consciência não é aniquilada. Se depois desaparece, não sabemos, mas logo após a morte a consciência não "morre". Sabemos que o cérebro não pode funcionar quando o coração parou de bater. Mas neste caso, a consciência parece ter continuado por até três minutos entre o período em que o coração não estava a bater, mesmo que o cérebro seja encerrado dentro de 20-30 segundos, depois que o coração tenha parado de bater. Isso é significativo, uma vez que as pessoas têm assumido que as experiências em relação à morte são alucinações ou ilusões provavelmente, ocorridas antes do coração parar de bater ou depois que o coração for reiniciado com sucesso. Além disso, as lembranças detalhadas de consciência visual,  neste caso, foram consistentes com eventos verificados".
Os cientistas admitem que ainda não sabem nada com o que está a acontecer com a consciência humana após morte, mesmo que o estudo dê evidências concretas de que uma parte da nossa consciência é capaz de sobreviver, pelo menos nos primeiros minutos de morte corporal, como alguns confirmam manter consciência suficiente para observar o corpo de alguma forma clinicamente morto e seus arredores, enquantam aguardam a ressuscitação.

A pesquisa é um indício cientifico de que a consciência sobrevive à morte clínica, e enquanto não se conclui algo a respeito, o estudo certamente abre a porta para um entendimento crescente da relação entre o corpo e o espírito.
O ponto de singularidade entre a ciência e a espiritualidade pode se estar a aproximar mais rapidamente do que nunca.

In: SQ

Sem comentários:

Enviar um comentário