sexta-feira, junho 03, 2016

CIENTISTAS DESENVOLVEM TECNOLOGIA CAPAZ DE TRADUZIR PENSAMENTOS EM PALAVRAS

arselectronica / Flickr

Investigadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, desenvolveram uma tecnologia capaz de traduzir pensamentos em palavras.

Os cientistas promoveram uma série de experiências para mapear e catalogar a atividade cerebral durante a pronúncia, representação e perceção de palavras.

Após alguns anos de pesquisa, o dispositivo criado para realizar a leitura da atividade do lobo temporal do crânio foi finalmente capaz de reproduzir uma palavra imaginada por uma pessoa.

A investigação tem analisado de que forma as palavras ditas em voz alta envolvem determinadas áreas do cérebro. “O próximo desafio é reproduzir a fala compreensível a partir de gravações cerebrais feitas quando uma pessoa imagina uma palavra que gostaria de dizer”, explica o investigador Robert Knightao Daily Mail.

Os investigadores usaram elétrodos colocados na superfície do cérebro ligada a áreas de linguagem em pacientes acordados.

Durante o discurso das pessoas, o cientistas monitorizaram o padrão de respostas elétricas das células cerebrais, a partir do qual criaram um modelo que consegue descodificar os sinais e transformá-los em sons.

“As novas técnicas e o processamento matemático dos sinais cerebrais nos aproximaram dos detalhes que precisamos para extrair os sinais que são relevantes para a reprodução de um discurso”, conta Robert Knight.

Segundo o investigador, o objetivo é produzir um dispositivo que ajude vítimas de AVC e pessoas que sofrem de distúrbios de fala a comunicarem com outras pessoas.

“Queremos desenvolver um dispositivo implantável que descodifica os sinais que acontecem no cérebro quando pensamos numa palavra e, em seguida, transforma esses sinais num arquivo de som que pode ser reproduzido por um dispositivo de voz”, descreve.

As premissas destas experiências foram publicadas na PLoS Biology.

In: SN

Sem comentários:

Enviar um comentário