sexta-feira, janeiro 10, 2014

Banda sonora de Rodrigo Leão é candidata a Óscar

A banda sonora do filme 'O Mordomo', composta por Rodrigo Leão, é uma das candidatas ao Óscar naquela categoria. A lista acaba de ser divulgada pela própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que elegeu o trabalho do músico português como um dos cem melhores do mundo.

O anúncio está a surpreender toda a gente, uma vez que, para ser nomeado, pressupõe-se que uma parte significativa da banda sonora seja composta originalmente para o filme. No caso de 'O Mordomo', uma parcela significativa da mesma faz parte do álbum 'Cinema' que Rodrigo Leão editou em 2004.

Lynn Fainchtein, supervisora musical do filme, diz mesmo que a escolha do compositor luso se deve, precisamente, ao facto de o realizador responsável, Lee Daniels, ser um grande admirador do tema 'O Último Adeus' e fazer questão de o usar no filme.

Agora, contrariamente ao expectável, a produção com selo português faz parte dos 114 trabalhos apresentados pela Academia como candidatos ao Óscar de Melhor Banda Sonora, a par de filmes como 'Gru - O Maldisposto 2', 'Os Smurfs 2' e a comédia romântica 'Enought Said'.

A seleção dos cinco finalistas nomeados, a anunciar a 16 de Janeiro do próximo ano, cabe a um júri da Academia, estando a grande cerimónia daquela que é a 86ª edição dos Óscares agendada para Março de 2014.

'O Mordomo' ('The Butler') é uma biografia dramática sobre Cecil Gaines, um mordomo da Casa Branca que serviu oito presidentes dos EUA durante 34 anos, assinada por Lee Daniels, o mesmo realizador do aclamado filme 'Precious', vencedor de dois Óscares em 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário