quarta-feira, janeiro 08, 2014

Exploratório Centro Ciência Viva - Coimbra

Numa das minhas pesquisas pela Internet e embora talvez alguns de vocês já conhecessem para mim foi uma novidade encontrar a história de um projecto que se insere no movimento de criação de centros interactivos de ciência.
Com a colaboração de estudantes do ensino superior de Coimbra e de professores do ensino secundário e pré-escolar destacados pela Direcção Regional de Educação do Centro, o Exploratório passou a receber, por mês do ano escolar, a visita de 2 500 a 3 000 alunos de escolas de vários pontos do País.
Estes centros constituem espaços de aprendizagem informal, complementares da escola, que - do mesmo modo que a televisão e outros meios - procuram ilustrar como a ciência, componente indissociável de cultura e condição inalienável de cidadania, pode ser acessível e fascinante.
O exploratório apresenta ao público, exposições interactivas, formação de professores, recursos educativos, entre muitas outras actividades e na qual que vos deixo os mais novos apresentarem o programa: Ciência pelos mais Novos.
Trata-se de Mini-shows de Ciência conduzidos por 12 alunos de 1º e 2º ciclos, selecionados a nível nacional, que vão desde surpresas com números e figuras geométricas, até química com batatas, pipocas e outras coisas da cozinha, passando por quedas sem gravidade (mas com gravidade), experiências com ar e água, amores e ódios elétricos e magnéticos, e muito mais...









No 13º e último episódio, todas as crianças participam em experiências de ciência em dominó sob o título "Quem disse que uma bola de trapos não salta?"

Agora façam-me favor: divirtam-se ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário