sexta-feira, novembro 28, 2014

"Despeço-me com amizade até ao próximo programa"



A 6 de Dezembro de 1960 nasce o "TV Rural", programa que viria a ficar "no ar" até 15 de Setembro de 1990, marcando assim 30 anos da televisão e da vida do Engº. Sousa Veloso, uma figura para sempre eterna na memória dos portugueses.
A RTP tinha apenas três anos, nascera em 1957 sob o impulso de Marcelo Caetano, quando passou a integrar nos seus quadros o engenheiro agrónomo de voz cativante.

A televisão pública queria experimentar um programa que versasse a agricultura em Portugal, e é então que, fruto de uma parceria com o Ministério da Agricultura, tem Sousa Veloso e Monteiro Alves a conduzirem um programa que faria história, não só na RTP mas em Portugal, vivendo por 30 anos: o TV Rural.
A música do folclore português "A Tirana" foi o genérico inicial do programa que era apresentado aos domingos e durava 30 minutos.  
Os agricultores tinham voz neste programa que, durante três décadas, correu o país, com Sousa Veloso a apresentar o TV Rural nos mais variados cenários naturais.

O estilo de Sousa Veloso foi reconhecido em 1963, quando recebeu o Prémio Imprensa para TV pela autoria do "TV Rural", programa que passou a ser produzido, realizado, montado e apresentado pelo engenheiro.



O TV Rural deixou de ser emitido a 15 de setembro de 1990, ao fim de 1.500 horas de emissão, sendo o programa de maior longevidade da televisão portuguesa.

Sousa Veloso licenciou-se em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa em 1954. Meia dúzia de anos depois foi escolhido para apresentar um programa sobre agricultura que, curiosamente, amarrou portugueses de todas as gerações ao televisor.

Falecido aos 88 anos, chegou hoje o dia de nos despedirmos de Sousa Veloso “com amizade”



In: Jn; Rtp

Em meu nome pessoal e em nome de toda a equipa da Rádio Lusitania CB, lamentamos profundamente a perda de um dos mais ilustres e conhecidos rostos da televisão portuguesa, A sua apresentação neste programa ainda eu era miuda, cativava-me pelo seu jeito cordial, simpatia e grande gentileza. O espelho de um homem e de um grande profissional que permanecerá para todo o sempre.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário