sexta-feira, março 06, 2015

Meditação Transcendental: CC Rádio Portugal e Rádio Lusitânia CB

A Meditação Transcendental (MT)
É uma técnica natural, muito fácil de aprender e praticar que não se utiliza de concentração nem esforço de qualquer espécie para funcionar.
Quando praticada duas vezes ao dia por 15 a 20 minutos tem o efeito de reduzir o stress e melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Os benefícios da prática regular da MT incluem melhorias no uso da capacidade mental, na saúde física, na estabilidade emocional e no ambiente de quem a pratica.

Em resumo, esses benefícios podem incluir:
Melhor uso das funções mentais como memória, raciocínio, clareza de pensamento, maior criatividade e uso da inteligência. 
Melhor saúde, menos stress, mais energia e bem-estar, rejuvenescimento.

Maior equilíbrio emocional, maior auto-estima, relações pessoais mais positivas, maior realização.

Maior produtividade e melhores relações profissionais.

Maior habilidade em criar um ambiente saudável e equilibrado.


O que acontece durante a prática da Meditação Transcendental?

Durante a prática da Meditação Transcendental a pessoa tem a experiência bastante agradável da redução espontânea da sua atividade mental, enquanto se torna cada vez mais desperta. Em alguns momentos essa experiência atinge seu nível máximo de estar completamente desperta e em repouso total.

Efeitos da prática da Meditação Transcendental

Com a prática regular desta técnica, essa experiência de repouso desperto aumenta gradativamente durante as atividades práticas. Assim, na vida prática, a pessoa se torna mais desperta, silenciosa e criativa, a inteligência é melhor utilizada, a mente se torna mais clara e mais rápida e todas as funções mentais melhoram.

Além disso, esse profundo repouso mental adquirido causa um profundo descanso físico.
Esse repouso, por ser mais profundo do que o sono da noite, é capaz de ajudar a eliminar o stress e tensões profundos do sistema nervoso.
Como as tensões e estresses são causas freqüentes de muitos problemas de saúde, a MT auxilia grandemente na melhoria da saúde física, gerando maior bem-estar físico, mais energia para gastar nas atividades práticas e até mesmo rejuvenescimento, redução da insônia, dos males cardíacos e muitos outros problemas.
Na dimensão emocional, a experiência regular do repouso desperto obtido durante a MT pode melhorar sensivelmente a área emocional. As tensões geradas pelas atividades diárias são reduzidas, as emoções se estabilizam e em muitos casos há diminuição de irritabilidade, de intolerância, de fobias e aumento de auto-estima e sensação de bem-estar pessoal.
Origem da Meditação Transcendental

A MT é uma técnica muito antiga, destinada a pessoas que levam vida prática ativa, que estava praticamente desaparecida do cenário mundial até que em 1957 o professor Maharishi Mahesh Yogi a sistematizou e começou a difundi-la no mundo. 

Há 43 anos que Maharishi Mahesh Yogi divulga as técnicas da Meditação Tanscendental por todo o planeta, cativando discípulos e admiradores por onde passa.
Essa forma simples e natural de meditação busca levar seus praticantes à experiência da felicidade a níveis mais elevados de consciência.
Maharishi Mahesh Yogi obteve a sua aprendizagem com o Mestre Guru Dev Swami Brahmananda Saraswati Maharaj Jagadguru, que foi Shankaracharya de Jyotir Math, no Norte da India.
Jyotir Math é o principal dos quatro tronos de aprendizagem do conhecimento estabelecidos pelo sábio Shankara.
Esse trono permanecia vazio há um século e meio, pois ninguém parecia apto a assumir aquela posição de guia espiritual do povo.
Levou vinte anos para Guru Dev ser persuadido a deixar sua reclusão e aceitar a cadeira de Shankaracharya. Isso aconteceu em 1941, quando ele já havia completado 72 anos de idade.

Maharishi e o seu mestre vêm de uma tradição cujas raízes remontam ao começo dos tempos e que incluem grandes mestres como Vasishtha e Vyasa, que experimentavam dentro de si mesmos os delicados impulsos do conhecimento puro, o Veda, que é a verdadeira base da vida.
Após 13 anos de convívio com seu discípulo, Guru Dev deixou o mundo em 1953 e Maharishi recolheu-se às montanhas do Himalaia, numa área chamada Uttar Kashi, no Vale dos Santos. Lá, ele viveu por dois ou três anos.
Passado esse tempo, Maharishi foi para o sul da Índia, onde conheceu um homem que, impressionado com seus conhecimentos, convenceu-o a fazer uma série de palestras públicas.
Essas palestras tiveram grande impacto na vida das pessoas e outras mais foram acertadas. Com isso, Mahesh viajou por muitas regiões da Índia ensinando a prática que passou a ser denominada de Meditação Transcendental (MT).
Em 1958, o iogue participou de um congresso em Madras, frequentado por grandes expoentes espirituais e, em 1959, começou seu primeiro tour mundial: Kuala Lampur, Singapura, Hong Kong e Havaí. Em abril de 1959, Maharishi finalmente chegou a São Francisco, Califórnia, e a Meditação Transcendental passou a ser ensinada para homens de negócio, profissionais e estudantes.
A Meditação Transcendental é uma técnica, ou seja, um método para atingir um objetivo.

O objetivo da técnica da MT, como visto no início, é dar a experiência única e natural do repouso desperto e permitir que a pessoa colha os benefícios da prática regular na sua vida ativa. Assim, para complementar as informações do que é a MT, é necessário também saber o que ela não é: 
A MT não é uma religião, é apenas uma técnica. 
A MT não requer que seu praticante tenha "tendências espirituais" ou fé para funcionar. 
A MT não entra em conflito com nenhuma crença ou prática religiosa da pessoa. 
A MT não é uma forma de oração ou contemplação.
A MT não tem nada a ver com contato com espíritos ou "deuses" estranhos. 
A MT não é uma filosofia, nem um conjunto de conceitos sobre como viver.
A MT não é uma prática esotérica, hipnose, viagem astral, etc.
A MT não implica em mudanças de estilo de vida ou comportamento.
A MT não requer qualquer esforço para praticar.
A MT não se utiliza de concentração, controle da mente, ou tentar esvaziar a mente de pensamentos.
A MT não depende de experiência anterior com outras formas de meditação.
A MT não é uma forma de auto-sugestão, hipnose ou análise de pensamentos.
A MT não requer mudanças de dieta ou posturas físicas. 
Pesquisas científicas com a Meditação Transcendental.

A Meditação Transcendental tem sido extensamente pesquisada e investigada cientificamente em vários institutos de pesquisas e universidades no mundo inteiro. Há registro de mais de 600 estudos sobre ela, sendo a técnica de meditação mais pesquisada no mundo hoje em dia.


Estados de Consciência

São conhecidos quatro estados conscienciais designados por níveis: Beta, Alpha, Teta e Delta.

Ondas Beta: São as ondas cerebrais mais rápidas, podem varias em freqüência de 14 ciclos por segundos (14 Hertz) até pouco mais de 100Hz. Quando estamos acordados, em um estado normal, concentrados em nossas tarefas cotidianas ou problemas concretos e específicos, as ondas Beta (entre 14 e 40Hz) são as mais dominantes e fortes em nosso cérebro. Ondas Beta são associadas com estados de Alerta, cognição e em níveis excessivos, são associadas com a Ansiedade.

Ondas Alpha: Quando fechamos nossos olhos e ficamos mais relaxados, em paz, desconcentrados, as atividades cerebrais diminuem, então produzimos pulsos de ondas Alpha na faixa de freqüência de 8 a 13Hz. Se ficarmos mais relaxados, e mentalmente desconcentrados, as ondas Alpha serão as dominantes em todo o cérebro, produzindo uma calma e uma sensação prazerosa denominada de estado Alpha. O estado Alpha é um estado neutro do cérebro. Hipnagogia, sintomas pré-projetivos, viagens astrais.

Ondas Theta: Quando o relaxamento vai aprofundando-se, o cérebro passa para um estágio mais lento, com a presença mais ritmada das ondas Theta, com faixa de freqüência entre 4 e 8 Hz. O estágio Theta, também é conhecido e chamado como Estágio de transe, entre o acordado e o dormindo. Este estágio é normalmente acompanhado de imagens mentais inesperadas, comumente acompanhadas de memórias vivas e claras da infância. O estágio Theta oferece acesso a materiais do inconsciente, a associações de idéias e idéias criativas. É um estágio misterioso e elucidativo. Muitas pessoas tendem a dormir logo após gerarem grande quantidade de atividade Theta. Viagens astrais conscientes.

Ondas Delta: Quando dormimos, as ondas cerebrais dominantes são as Delta, que são mais lentas que as Theta, com faixa de freqüência abaixo dos 4Hz. Quando a maioria de nós entra em um estágio Delta, dormimos e temos perda total da consciência. A pesquisa tornou em evidência quatro padrões bem definidos.

A prática da meditação nos leva a um profundo relaxamento e a uma consciência maior da vida e de tudo ao redor. Além de uma melhora física e emocional, uma melhora do sono e da concentração.
Quem pode praticar a Meditação Transcendental

A MT é um método natural mecânico e por isso não depende de fé ou crença pessoal para funcionar. Assim, qualquer pessoa pode praticá-la independente de idade, nível cultural, educação, religião, ou experiência anterior com meditação.

A MT, por não absorver muito tempo, não exigir qualquer esforço e ser agradável e fácil de praticar sem mudar o estilo de vida da pessoa pode
ser aprendida por qualquer um.

Há registros de mais seis milhões de pessoas no mundo, de todas as idades, culturas, profissões e religiões que aprenderam esta técnica.
Como se pratica a Meditação Transcendental

A Meditação Transcendental é o estado onde colocamos nossa consciência, nossas energias além dos limites possíveis das nossas experiências metafísicas e fenomênicas, ou seja, buscamos a sabedoria divina no Cosmos, mudando os acontecimentos indesejáveis por acontecimentos que realmente queremos, dirigindo assim nossos destinos.
O Poder da Realização está dentro de nós, a meditação apenas nos conduz de forma clara, dando-nos informações através do sexto sentido (a intuição), qual o caminho natural e mais correto para efetuarmos nossas realizações.
A meditação é o princípio ativo para qualquer realização seja monetária, amorosa, profissional, administrativa, corporal, na saúde... Podendo programar seu destino para atingir a paz interior e crescer espiritualmente, atingindo assim a felicidade para se chegar ao Ser Próspero e Estar em Paz Interior. 
Cada um pode ter sua própria técnica para mentalizar ou meditar, a partir do modelo a seguir: 

1º Passo: Preparação
Escolha um lugar tranqüilo, onda possa ficar uns 30 minutos, sem ser incomodado, pode ser em sua cama ou em lugar onde tenha um oráculo, (nunca faça meditação em seu carro quando estiver dirigindo, pois poderá distrair-se e causar um acidente).
Caso sinta necessidade de segurar uma relíquia religiosa, escolha uma que lembre serenidade. Se preferir um fundo musical, escolha uma música new age. Se quiser um incenso escolha um com aroma suave.
Quanto à claridade fica também a critério de cada um, embora a luz tênue (amarela, azul ou verde) seja mais eficiente para concentração, por provocar menos excitação.
Não há necessidade de criar um ambiente propício, faça apenas se isso lhe ajudar na concentração, o importante é o silêncio externo (absoluto ou relativo no caso de fundo musical).

Após acomodar-se de forma confortável, feche os olhos suavemente, isso evita que o sentido da visão distraia seu consciente e subconsciente.

Mantenha uma respiração serena, repetindo apenas as palavras chaves: calma (para serenar) e inconstância (sempre que vier um pensamento que tire sua concentração).

Em seguida imagine um lugar rico em elementos naturais, um lugar que seja só seu, onde a relva verde acaricie seus pés descalços, transmitindo-lhe o amor da energia da mãe terra, enquanto que seus ouvidos contemplem a música suave da correnteza de um rio de águas cristalinas que flui abundantemente, ornado por árvores frondosas sobre um céu azul que o acolhe e o envolve. Liberte-se voando nesse azul com segurança, indo em direção ao sol cintilante como o ouro, que também o acolherá potencializando suas energias positivas ao mesmo tempo em que suas línguas de fogo transformam seus problemas em vapores ou bolinhas de sabão e vão ganhando cores lindas até se perderem no Éden.

Quando estiver em harmonia, ou seja, quando permitir que esse momento seja só seu, e que os problemas rotineiros estiverem fora de sua mente e de seu alcance, inicie o próximo passo.

IMPORTANTE: Para este passo é necessário no máximo cinco minutos.

Não entre em transe profundo nesse momento, apenas mentalize com sua mente superficial uma situação para criar um clima de serenidade e não para fugir da realidade.
2º Passo: Consciência
Quando estiver sereno e longe dos problemas rotineiros, invoque mentalmente a Energia Cósmica de Provisão Infinita para fortalecer seu poder mental, físico e espiritual, com a intenção de ligar-se a essa corrente como um elo, dando continuidade a obra da Imagem Verdadeira Divina, tornando-se nesse momento uma parte e ao mesmo tempo o todo do Universo.

Programe em seguida como você poderá ser produtivo em sua profissão ou em suas tarefas diárias.

Mentalize tudo com riqueza de detalhes e radiações de alegria que partam de você para os outros a sua volta, sempre com propósito definido e divino. Esvazie de sua mente a ansiedade, a preocupação a insegurança e sinta-se como é agora, como o elo de uma corrente Cósmica.
3º Passo: Imantação.
Seja um iman de prosperidade, sucesso, riqueza, amizade, sinceridade... Mentalizando EU SOU FELIZ, EU SOU SAUDÁVEL, EU SOU AMADO, EU SOU REALIZADO... Independente da situação fenomênica que se encontre na dimensão física, pois nesse momento você está potencializando isso e mudando uma realidade que não lhe convêm mais. Na medida em que for mentalizando EU SOU... reflita sobre tudo que já conquistou, por exemplo, quando pensar em riquezas lembre-se não só da monetária, mas também da intelectual, espiritual, e de valores morais...
Absorva isso, aceite, visualize imagens verdadeiramente positivas para as suas realizações.
4º Passo: Desejos e Anseios
Deseje sempre uma coisa de cada vez e sempre utilizando a emoção com um propósito positivo de prosperidade, de sabedoria...
Caso tenha muitos desejos, faça grupos e medite sobre cada grupo alternadamente em cada dia. Não é a quantidade de minutos que fará algo acontecer, mas sim a qualidade dos seus propósitos, a emoção de sua alma e principalmente a troca dos conceitos negativos e dogmáticos do milênio passado por conceitos positivos e universais.

Deixe o Cosmo escolher por você, por exemplo, quando desejar uma casa imagine a cor, a forma, os cômodos, os jardins... e deixe que Ele escolha o lugar, pois a sabedoria Divina é superior a nossa as vezes escolhemos determinada coisa que não nos pertence ou pessoa que não completará nossa metade da alma. Nada melhor que a confiança em Deus para atingirmos o melhor e perfeito propósito.

Se colocarmos indevidamente uma pessoa, coisa ou fato em nosso caminho sem deixar que venha a melhor opção, estamos interferindo erradamente no nosso destino, além de manter uma atitude de falta de confiança em uma força maior e superior.

Devemos apenas criar a imagem que verdadeiramente nós desejamos, com riqueza de detalhes e com propósitos nobres, quanto à seleção devemos deixar para uma força perfeita de sabedoria infinita.

5º Passo: Finalização
Termine sua meditação quando tiver a certeza de que seus valores estão mais fortalecidos, que sua autoconfiança é firme e magnética, que seu destino é esplendoroso e animador, que o sucesso é seu parceiro inseparável, a partir deste momento será um verdadeiro elo de uma gloriosa corrente Cósmica e Divina.
Durante seu dia, continue em harmonia transcendental conduzindo sua vida de forma diferente todo o dia.
Desperte a pessoa realizada em você.

Mude de vida aumentando seus conhecimentos e renovando seus conceitos todos os dias. Pois só assim terá uma cosmovisão mais ampla e descobrirá tudo que seu mundo não havia revelado apesar de ter estado sempre a sua frente.
 
A prática da Meditação é o conectar com a nossa essência pacífica, luminosa, bela, silenciosa, plena, divina... Recordar nossa amplitude original nos liga a tudo e a todos com Amor. 
Neste sentido a Meditação Transcendental já faz parte das Rádios que me acompanham diáriamente, refiro-me à CC Rádio Portugal e Rádio Lusitania CB.
Na CC Rádio Portugal, entre as 23.00h e a 01.00h (horas de PT) podem assistir à Rubrica "Momentos Zen" e na Rádio Lusitânia CB, ao longo do dia, esta rubrica vai fazer parte da programação.
Reconhecemos a simplicidade do viver em harmonia e a importância do se estar aqui e agora em totalidade e plenitude. Pratiquem com amor...
In: VP

1 comentário: