segunda-feira, maio 04, 2015

O que significam as cores dos planetas?


Alguma vez se perguntou porque é que Marte é considerado o Planeta Vermelho? Ou porque é que Urano e Neptuno são sempre representados com cores mais frias? A verdade é que, à exceção de Marte, que é visível a olho nu da Terra, até ao início das observações com telescópios, as cores dos planetas eram desconhecidas. E foram precisos vários anos de investigações para as compreender.



Estejam mais próximos ou mais longínquos, graças ao melhoramento das tecnologias de observação, foi possível aos astrónomos compreenderem qual a cor de cada um dos planetas. Investigações posteriores fizeram ver que a composição de cada um dos planetas, bem como a forma como a sua atmosfera reflete a luz solar, é o que influencia a sua cor.



É por isso que Marte é vermelho: sendo um planeta com grandes níveis de óxido de ferro e palco de várias tempestades de pó, acaba por ganhar uma tonalidade vermelha. Com Úrano a história é semelhante, pois é o metano na sua atmosfera que lhe dá o aspeto azul turquesa.


As observações aplicam-se aos restantes planetas: os rochosos, com grandes níveis de ferro, apresentam tonalidades castanhas ou avermelhadas; os gasosos vão fazer com que a luz seja refletida de forma diferente.


In: QS

Sem comentários:

Enviar um comentário