segunda-feira, maio 04, 2015

Investigações na Antártida podem guiar a procura de vida noutros planetas


Hoje sabemos que os glaciares na Antártida estão repletos de vida microscópia, alimentados pelos nutrientes das suas águas. E se o clima em Marte já foi semelhante ao da Antártida, será que também poderá ter tido vida? E nos restantes planetas gelados? 
Segundo um novo estudo, estes glaciares estão repletos de aquíferos salgados, o que pode ajudar futuros investigadores a saber onde procurar vida em planetas com climas semelhantes.

Usando sensores na superfície gelada da Antártida, os investigadores perceberam que os aquíferos espalham-se por todo o vale da região. Especialmente na zona de McMurdo, pouco se sabia até agora sobre o interior de um vale que se julgava seco.

O estudo divulgado na Nature Communications veio então revelar que, não só existem auíferos, como são salgados; de facto, os níveis de sal são semelhantes aos encontrados na água do mar. Esta quantidade de cloreto de sódio explica também a cor vermelha das chamadas Blood Falls, e proporciona o aparecimento de microrganismos.

A semelhança entre o clima da Antártida e o clima de Marte no passado já teria sido pensada - recentemente, na cratera de Gale, foram encontradas várias camadas de sedimentos que podem ter sido feitas por água. Exatamente por isso, os cientistas compararam esta descoberta com a possibilidade de em outros planetas gelados, possa também existir água nas mesmas formas.

Mimas, a lua de Saturno. Imagem: NASA
Se assim for, procurando os mesmos minerais nas luas de Saturno ou Júpiter (luas geladas), pode ser que também tenha sido possível o surgimento dos mesmos microrganismos.

A ideia, se bem que rebuscada, pode ser uma pista para futuras investigações.

In: QS

Sem comentários:

Enviar um comentário