segunda-feira, maio 04, 2015

Porque não devemos esmagar aranhas?


Recentemente, um grupo de investigadores conseguiu descobrir que o medo de aranhas pode ter sido evolutivo, e não uma fobia comum. E se bem que a primeira reação poderá ser matá-las, um vídeo agora viral levantou a questão de porque não devemos fazê-lo: é que podem sair aranhas bebés de dentro da mãe.





Danny Ford, australiano, colocou na plataforma Youtube um vídeo em que usava uma vassoura para esmagar uma aranha que encontrou em casa. Mas teve uma surpresa quando viu aranhas bebés a surgir de repente - o vídeo está em baixo. O acontecimento suscitou algumas dúvidas, até que a National Geographic, com a ajuda de um biólogo, deu a conhecer o motivo.



Apesar de ser difícil de perceber na imagem, o biólogo Norman I. Platnik acredita que possa tratar-se de uma aranha-lobo (cujos exemplares pode encontrar na galeria). Se assim for, as crias não estão a sair de dentro da aranha mas sim se cima dela.

As aranhas-lobo são conhecidas por transportarem os ovos à volta do abdómen. Quando eclodem, as crias passam os primeiros dias à volta da mãe antes de dispersarem.

Para Christopher Buddle, um outro biólogo, o facto de a mãe ter morrido deixa poucas hipóteses de sobrevivência para as crias: depois de dispersarem, as crias voltam a reunir-se à mãe, o que não será possível neste caso.

As aranhas-lobo são comuns na Austrália, e não apresentam qualquer perigo para o ser humano.

In: QS

Sem comentários:

Enviar um comentário